O melhor pão é o feito em casa. Mas, se não é possível encarar uma produção caseira, é mais saudável optar pelos pães preparados em padaria sem aditivos conservantes. Os pães integrais (100% integrais ou com adição de variados grãos) também são uma boa opção porque contém maior quantidade de fibras.
As indicações são da Analista Técnica de Políticas Sociais, Simone Costa Guadagnin, da Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. “É importante estar atento à lista de ingredientes e escolher sempre os pães que contenham o mínimo de conservantes, aditivos ou outras substâncias semelhantes”, complementa.
O manual de orientações para profissionais de Saúde da Atenção Básica - Alimentação cardioprotetora, do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital do Coração (HCor), sugere o consumo moderado de pães do tipo caseiro, francês ou integral, pois têm sua importância na alimentação (fornecem energia para o organismo). Já os pães que trazem aditivos químicos, como o pão de forma, o pão do tipo bisnaguinha, o pão de hambúrguer e o de cachorro quente, devem ser evitados.
Ouça nosso podcast sobre como escolher o pão mais saudável