As pneumonias são infecções que se instalam nos pulmões, podendo acometer a região dos alvéolos, onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios. Basicamente, a pneumonia é uma infecção causada por bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas nesta região.
Em resposta, o corpo produz pus e plasma, que se acumulam dentro dos alvéolos e prejudicam a troca de gases – por isso a dificuldade de respirar. Nos casos graves, a pneumonia pode levar à internação.
Fique atento aos sintomas:
- Calafrios - Febre alta - Suor intenso - Dor no peito e dificuldade de respirar - Falta de ar - Tosse com catarro - Fadiga e moleza
Para o diagnóstico podem ser solicitados exames de raio-X e tomografia computadorizada nos casos que necessitarem de imagens mais detalhadas. Durante a consulta, o médico realizará o exame clínico e auscultação dos pulmões.
Recomendações para prevenir pneumonias: não fume, evite beber em excesso, observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado e evite mudanças bruscas de temperatura. Em caso de surgirem alguns dos sintomas citados acima, procure um médico para realizar um diagnóstico preciso e diminuir a probabilidade de complicações.